19/01/2014

Equipe de Rondonistas da Unijuí pronta para entrar em ação


Equipe da UnijuíPelo segundo ano consecutivo a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ participa do Projeto Rondon. Para a Operação Velho Monge foi apresentada e, posteriormente selecionada, a proposta “Ações multidisciplinares: Construção de soluções para o desenvolvimento com sustentabilidade” que vincula-se ao Projeto Rondon no Conjunto de Ações B: Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho, assumindo como princípio o caráter da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.


A proposta apresentada pela Unijuí, desenvolvida pelos professores Paulo Ernesto Scortegagna, área de Comunicação Social, e Leonir Terezinha Uhde, área de Agronomia, tem como orientação metodológica a Pesquisa-Ação, na qual os atores participantes utilizam a técnica de Diagnóstico Rápido Participativo a fim de coletar dados sobre a realidade da comunidade, as quais sistematizadas e apresentadas pelos participantes e acadêmicos resulta na troca, compartilhamento e construção de conhecimentos.


Para compor a equipe de rondonistas que atuarão na Operação Velho Monge em Nazaré do Piauí/PI, a partir de edital foram selecionados e classificados, dois acadêmicos de Medicina Veterinária, Ana Paula Huttra Kleemann e Régis Filipe Schneider, dois acadêmicos de Agronomia, Cássio Tomazi e Nailene Denise Dreilich, duas acadêmicas de Engenharia Civil, Carla Patrícia Schultz Coppeti  e Luiza Amabile Uhde Scortegagna, um acadêmico de Educação Física, Orvandir Luis Joris, e um acadêmico de Comunicação Social, Fabio da Costa Petry.


A partir da seleção, os acadêmicos passaram por um processo de planejamento e capacitação, que contou com informações pesquisadas pelos acadêmicos e dados adquiridos in loco pelo professor coordenador Paulo Ernesto Scortegagna em sua viagem precursora em outubro de 2013 a Nazaré do Piauí/PI.


O objetivo geral do projeto denominado Ações Multidisciplinares é capacitar agentes multiplicadores no município de Nazaré do Piauí e servidores municipais nas seguintes áreas: Saneamento Básico e Fossas Sépticas, Produção Agropecuária e Segurança Alimentar, Usos Diversos da Água, Sistemas de Captação e Armazenamento, Práticas de Convivência no Cerrado, Produção Agropecuária e Segurança Alimentar, Desenvolvimento Local com Sustentabilidade, Experiências de Pesquisas para a Agricultura Familiar, Uso Racional dos Recursos Naturais, Sistema Energético e Meio Ambiente, Agroecossistemas: Manejo Agroecológico e Conservação do Solo e da Água, Práticas de Convivência no Cerrado, Associativismo: Geração de Renda e Absorção de Mão de Obra Local, Segurança do Trabalho, Corporeidade e Trabalho, Produção Animal e Saúde Pública, Produção Agropecuária e Segurança Alimentar, Fotografia e Diagnóstico Rápido Participativo, Produção em Fotografia, Rádio, Audiovisual e Mídias Sociais.


Para alcançar esses objetivos os Rondonistas da Unijuí desenvolveram materiais e atividades para oficinas das diversas áreas da proposta, bem como atividades culturais de integração, com o intuito de trocar experiências e conhecimentos.


A abertura oficial da Operação Velho Monge ocorreu no domingo, 19 de janeiro. A equipe de Rondonistas da Unijuí iniciou seu deslocamento para o município de Nazaré do Piauí, aproximadamente 220km da capital, logo após ao meio-dia.


Para acompanhar o progresso das atividades desenvolvidas pela equipe de Rondonistas da Unijuí, no período de 17 de janeiro a 4 de fevereiro, pode-se acessar o blog http://rondonistasdaunijui.blogspot.com.

Fonte: Equipe da Unijuí

Compartilhe Imprimir

RONDON

Ministério da Defesa - Esplanada dos Ministérios
Bloco Q - Cep: 70.049-900 - Brasília/DF

Fale Conosco

MINISTÉRIO DA DEFESA